Doenças ocupacionais - é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, tais como: componentes químicos agressivos que venham a deteriorar a integridade física do trabalhador.
- Componentes Químicos Agressivos
Sílica, Benzeno, Cloro, Ácidos, Amiantos, Solventes entre outros encontrados na NR 15 Anexo 13 e no Quadro I, pois os trabalhadores expostos a esses agentes recebem o Adicional de Insalubridade de 10%, 20% ou 40%.
- Adicional de Insalubridade: Trabalho insalubre é aquele realizado em condições que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde acima dos limites de tolerados, seja por sua natureza, intensidade ou tempo de exposição
Esse Adicional de Insalubridade é pago em percentuais de acordo, respectivamente, com o grau médio ou máximo de tolerância às condições de trabalho em local insalubre estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e calculados sobre o salário mínimo nacional vigente.
- 40%, para o grau máximo;
- 20%, para o grau médio;
- 10%, para o grau mínimo.
Tipos de doenças ocupacionais mais comuns
- Asma Ocupacional: é a obstrução das vias aéreas, de caráter reversível, causada pela inalação de substâncias que causam alergia, como por exemplo, poeiras de algodão, linho, borracha, couro, madeira, etc.
- Silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
- Bissinose: Causada pela exposição a poeiras orgânicas de algodão, linho, cânhamo ou sisal. Afeta principalmente trabalhadores do ramo têxtil.
- Pneumoconiose do Mineiro do Carvão (Pulmão Negro): São várias doenças respiratórias encontradas em mineiros de carvão, causando uma reação tecidual que deixa o pulmão negro;
COMO ELAS SURGEM?
Elas surgem com o o tempo de 10, 20 ou 30 anos, dependendo da exposição e do agente químico que está sendo manipulado.
Por exemplo, o Benzeno é super cancerígeno. Um trabalhador exposto a esse agente precisa não só de um EPI (equipamento de proteção individual (NR 6) mas sim de programas específicos como o PPRA NR 9 (Programa de prevenção de Risco Ambientais), na NR 15 Anexo 13A, o Programa relacionado ao Benzeno, Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno – PPEOB, não podemos esquecer do PCMSO NR 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional) que junto com as ASO’S servem para que possamos fazer um controle mais eficaz do Risco desse Agente.
- Risco: probabilidade de perigo que pode gerar ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente.
Prevenção das Doenças Ocupacionais
O SESMT luta incessante para Prevenir e controlar esses agentes,vamos agora conhecer algumas dessas prevenções.
1- Mascaras de Proteções:PFF1,PFF2,PFF3, entre outros que estão descrito na NR 6 Anexo I itens D,consideradas Medidas Preventivas
2- Conscientização através das Medidas Educacionais,Tais como:Palestras,Campanhas,DDS etc..
3- Luvas de Proteções;contras agentes Químicos descrito na NR 6 Anexo I
iten F Letra F.
f) luvas para proteção das mãos contra agentes químicos;
4- Macacão contra Agentes Químicos: descrito na NR 6 Anexo I iten H Letra
b) macacão para proteção do tronco e membros superiores e inferiores contra respingos de produtos químicos;
5 - Creme protetor: NR 6 Anexo I iten F2
a) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores contra agentes químicos.
6- Perneira: NR 6 ITEN G3 Letra C
c) perneira para proteção da perna contra respingos de produtos químicos;
7- Vestimenta: NR 6 ITEN E1 Letra C
c) Vestimentas para proteção do tronco contra riscos de origem química;
obs.:não podemos esquecer também, do LER/DORT,mais falaremos desse mal em outra matéria.