ATO OU CONDIÇÕES INSEGURAS inseguro?
Um Abaixo Notícia, Publicada na quarta Veja Nesta (21/04/15, Seção Radar, de Lauro Jardim), reaviva um DISCUSSÃO Sobre o Fator humano e como condições de Trabalho Relacionadas Ao tipo de jornada parágrafo desencadear Doenças e Acidentes.
A CADA 146 HORAS DE UM Avião NO AR NO BRASIL, cansaço DE INTERFERIR NA SEGURANÇA Pilotos DO VOO.
Uma Pesquisa Sobre o Impacto do cansaço dos Pilotos na AVIAÇÃO CIVIL brasileira mostrou that, a Cada 146 horas de Voo, um piloto comete hum Erro. Comandado cabelo comandante Paulo Licati, da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil, o Estudo analisou 155 326 horas de Voo (SEIS meses) de Uma grande companhia aérea no Brasil em 2012.
Neste Período, registrados were 1 065 Erros POR parte dos Pilotos. Faça totais, 50% DOS Erros ocorreram Entre 0h e 6h, Quando O Corpo humano TEM Seu estado de alerta reduzido.O Trabalho Mostra AINDA Que hum piloto Acordado há 18 horas equivale a uma pessoa tenha ingerido that 1,2 litro de cerveja.
Em terra, um Situação E AINDA Mais sepultura, visto Que OS Trabalhadores Rodoviários São OS that Mais morrem no país. OS Riscos incluem como péssimas condições de Tráfego, dos Veículos e da Sinalização das Rodovias ao Lado fazer Excesso de jornada dos Trabalhadores e fazer Uso de drogas parágrafo prolongar o estado de alerta nessas jornadas (UMA Pesquisa detectou that 51% dos Trabalhadores Rodoviários utilizavam cocaína) . O Trabalho Rodoviário Resulta AINDA em Riscos Ao Meio Ambiente cabelo transporte de substancias perigosas.O NRFACIL Já publicou Vários postos e Artigos Sobre o ASSUNTO. Abaixo, Alguns destaques.
Fatores de risco PARA MULHERES
Um Estudo da OMS Realizado com aeromoças e enfermeiras mostrou that that trabalhavam como Profissionais nenhuma turno da Noite tinham MAIORES chances de desenvolver o Cancro de Mama. Also were constatadas alterações nºs ritmos cardíacos e propensão A Queda NAS Defesas imunológicas destes Trabalhadores.
Ou SEJA, OS Pilotos e aeromoças, Como grande parte de Trabalhadores, estao submetidos a regimes de turnos alternantes.Esta Rotina integra igualmente o Trabalho de Outros Profissionais Médicos plantonistas de Como, Enfermeiros e vigilantes, Outros Tantos entre, alem de Atividades em Alguns Segmentos fazer Setor de Serviços, ferrovias Como Por Exemplo, os Correios, Aeroportos, policia, hospitais, Segurança, marinha mercante, etc.
OS RISCOS OCUPACIONAIS EXTRA
Segundo Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 20% das Populações dos Países desenvolvidos trabalham no Período da Noite. Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos Trabalhadores trabalham em turnos alternantes. ESSES Profissionais perdem cinco ano de vida parágrafo Cada quinze ano trabalhados, se divorciam Três vezes Mais do Que OS Profissionais com jornadas Durante o dia e TEM 40% de chances de apresentar MAIS Problemas Cardiovasculares, neuropsicológicos e digestivos. ISMA (International Management Estresse Association), realizou hum Estudo no Brasil não qua constatou Que 40% dos Trabalhadores Que exercem SUA Atividade não turno da Noite desenvolvem Algum Distúrbio na Visão.
AÇÕES DO SESMT
O SESMT PODE contribuir de forma significativa parágrafo Minimizar o Problema, estudando um INTRODUÇÃO de algumas Práticas: o Médico fazer testículos Trabalho utilizará psicométricos e Exames de Laboratório Mais Específicos, como, Por Exemplo, o PCR, Que Tem Sido Utilizado na predição de Risco cardiovascular , that sem Dúvida aumentará na Presença de Trabalho soluçar turnos alternantes. Candidatos com Antecedentes Familiares de Depressão, psicoses e OSU de Medicamentos medicamentos psicotrópicos devem sor avaliados com Cautela. O EEG Deveria Ser hum Exame Periódico MUITO MAIS fazer that admissional, OU SEJA, ser Realizado APOS UM Período de Trabalho em turnos alternantes. ASSIM, o individuo PODE apresentar alterações no EEG POR privação de sono indicando ASSIM Mecanismos insatisfatórios de Repouso e Recuperação da fadiga. Isto É PoDE predispor uma crise convulsivas não proprio ambiente de Trabalho, causando prejuízo incalculável de Acidentes. O Engenheiro EO Técnico de Segurança PODEM desenvolver monitoramento e registro de incidentes de Trabalho em Setores Relacionados um turnos alternantes encaminhando Pará uma Realização de Avaliações de Saúde Mais Frequentes sas Trabalhadores e NÃO Apenas para tão Situações de RISCOS insalubres (Avaliação semestral) como Determina a NR -7.
ENFERMAGEM E
ASSISTENTE SOCIAL DO TRABALHO
Um Assistente social ea Enfermagem do Trabalho PODEM avaliar Situações Sócio-Familiares de Risco e Orientar não SENTIDO de Serem Medidas adotadas Para Que o trabalhador POSSA dormir de Maneira Confortável Durante o dia.
VerificAR, tambem, um Situação familiar solteiro NÃO OU, Presença de hum OU VÁRIOS Filhos, visto that Constituinte Fatores normalmente agravantes dos Problemas do trabalhador noturno.
MULHERES MAIS VULNERÁVEIS
Mulheres casadas e como tendão normalmente hum filho, dormem Ao dia em torno de Uma hora e meia um Menos Que como solteiras. O Débito E AINDA Mais marcante QUANDO SE Trata de Mães com Crianças em fase de amamentação. Por Outro Lado, uma desproporção das divisoes das Tarefas do lar between Casais contribui igualmente parágrafo Aumentar OS Problemas dos Horários do Trabalho noturno feminino ea carga de Trabalho mundial suportada. ESSES Diversos Elementos da Situação fóruns do Trabalho levados em consideração devem SER nenhum momento da Organização do Horário e da prescrição das Tarefas não noturno Trabalho. Finalmente, PODE Ser adotada uma prescrição de periodos Mais Longos em hum Único turno, Tornando um alternancia dos turnos Mais espaçada.
Maturidade E Envelhecimento
Devem, TAMBÉM, considerados SER Fatores em Relação à Idade do trabalhador noturno. O Envelhecimento modificaa Sensibilidade Às Rotações de turno de Maneira Geral e em especial Ao Trabalho noturno NÃO rodiziante.
Pilotos experientes TEM Mais Idade e ASSIM, AO MESMO ritmo that agregam Elementos Positivos de SUA Maturidade e Experiência, trazem OS RISCOS DOS FATORES degenerativos Que se iniciam à partir dos 50 ano.
Os turnos alternantes tornam tambem MAIORES OS Riscos de patients suscetíveis de desenvolverem surtos psicóticos Gerando incapacidade laboral Mais longa APOS O Surto.
O Acidente aéreo provocado intencionalmente Por Um piloto na Europa em 2015 continua reavivando Lições parágrafo OS Profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho.