Segurança do Trabalho para gestores de RH
A gestão de Recursos Humanos (RH) é parte vital para o bom funcionamento de uma empresa. Ela é a responsável pelo gerenciamento dos funcionários e a solução de conflitos para que as metas da companhia estejam alinhadas aos objetivos pessoais dos colaboradores.
Neste sentido, a segurança do trabalho está diretamente relacionada à função exercida pelos gestores de RH. Não há como desvincular um setor do outro, uma vez que ambos prezam pela qualidade do serviço prestado.
Um departamento de Recursos Humanos preparado para atender as demandas da instituição possui setores para a gestão da Segurança do Trabalho, além de Medicina do Trabalho, Treinamentos, dentre outros.
Assim como nas demais áreas da empresa, a segurança do trabalho junto aos gestores de RH tem a função de garantir o bem estar e qualidade de vida dos empregados, evitando a ocorrência de acidentes, sinistros e doenças laborais.
Com a possível formação de uma equipe composta por médicos, psicólogos e técnicos em segurança do trabalho, os administradores juntamente com o setor de segurança do trabalho, eliminam ou mantêm o controle do número de acidentes ocorridos, bem como os afastamentos relacionados ao cargo ocupado. O RH tem acesso aos diagnósticos e mapas de risco para verificar os equipamentos de segurança que serão utilizados em cada função e cuida do treinamento e palestras educacionais para o bom funcionamento da instituição.
O departamento também deve se atentar ao cumprimento das regras e procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente e a implantação de programas para o atendimento dos requisitos legais aplicáveis à atividade da empresa.
Dentre os programas que devem ser implantados no local de trabalho, o RH deve executar os seguintes:
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): Tem o objetivo de garantir a integridade física dos funcionários, através da antecipação e reconhecimento dos riscos;
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): Garante a saúde do conjunto de profissionais da empresa;
Especificamente para os profissionais de Recursos Humanos que sofrem com a pressão do cargo ocupado, é possível atestar a execução de um trabalho de qualidade e menos estressante com técnicas específicas de Saúde e Segurança do Trabalho. Exercícios de alongamento e pausas ao longo da jornada de trabalho favorecem o bem estar laboral e atestam a produtividade.
Assim, a Segurança do Trabalho é parte fundamental dos cargos de gestores de RH e administradores de empresas. Através da aplicação correta de todos os procedimentos e a admissão de bons funcionários que garantam a execução do serviço, é possível otimizar e assegurar a qualidade de vida e segurança laboral de todos os colaboradores da companhia.
O Portal INBEP que desenvolveu uma excelente plataforma às empresas que desejam capacitar seus funcionários em segurança do trabalho de forma simples e centralizada. Conheça nossa proposta e cadastre a sua empresa, acesse: www.inbep.com.br/empresas/cadastro.